Perfil Profissional

O Técnico em Prótese Dentária (TPD) é o profissional de saúde que gerencia o seu próprio negócio em laboratórios de próteses dentárias ou prestando serviços em clínicas, consultórios odontológicos, empresas do segmento odontológico, instituições públicas, hospitais odontológicos, instituições educacionais e forças armadas. É responsável, em conjunto com o cirurgião-dentista pelo planejamento e execução dos trabalhos técnicos odontológicos com função de restabelecer a capacidade funcional e estética do paciente por meio de próteses dentárias.

Objetivo
Habilitar o aluno para a confecção e reparação de diversos tipos de prótese dentária, planejando e confeccionando as mesmas por solicitação do cirurgião-dentista, utilizando instrumental, técnicas, materiais e equipamentos odontológicos específicos. O aluno irá atuar na fase laboratorial da Odontologia.

Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Prótese Dentária poderá atuar em conjunto com o cirurgião-dentista para restabelecer a capacidade mastigatória e estética do paciente por meio de próteses dentárias.
O profissional autônomo ou CLT pode trabalhar em laboratórios de próteses dentárias, clínicas odontológicas, empresas do segmento odontológico, instituições públicas, hospitais e instituições educacionais, sendo o responsável por planejar e executar o trabalho técnico-odontológico.
Atua na fase laboratorial da confecção de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos removíveis, planejando e confeccionando os mesmos por solicitação do cirurgião-dentista, desenvolvendo o trabalho individualmente ou em equipe, sendo vetado aos técnicos em prótese dentária prestar, sob qualquer forma, assistência direta a pacientes.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o Técnico em Prótese Dentária que, para ficar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado (CRO).
Panorama de mercado
De acordo com o CFO, a Prótese Dentária é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo a reconstrução por meio de trabalhos protéticos os dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética. As atividades relacionadas com a confecção de próteses são atribuições do técnico em prótese dentária, responsável pela etapa laboratorial do trabalho, que é realizado em parceria com o dentista, responsável pela parte clínica do tratamento.
O mercado está aquecido para o técnico em prótese dentária, visto que um grande número de brasileiros que necessitam de prótese dentária e a demanda por tratamentos reabilitadores é grande.
De acordo com o último levantamento epidemiológico (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, parte do Projeto SB Brasil 2010 do Ministério da Saúde) atualmente mais de 3 milhões de brasileiros com 65 anos ou mais precisam de próteses completas e 4 milhões precisam de próteses parciais. De acordo com o IBGE, estima-se que a população brasileira na faixa etária de 60 anos poderá chegar a 16% da população total em 2030 (em 2001 representava 9,1%). Essa estimativa mostra que o número de pacientes que necessitam algum tipo de reconstruções protéticas - parciais ou totais - tende a aumentar nos próximos anos.

Para inscrição
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

· Requerimento de matrícula;
· 2 Fotos 3×4
· Xérox – Identidade;
. Xérox – CPF;
· Xérox – Documento militar, para o sexo masculino entre 18 e 45 anos;
· Xérox – Título de Eleitor, com comprovante de voto na última eleição, para maiores de 18 anos;
· Xérox – Certidão de Nascimento ou de Casamento (fotocópia);
· Xérox – Certificado Ensino Médio e Histórico (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e mais fotocópia simples);
· Termo de ciência, para candidatos que estejam cursando o Ensino Médio.
No mínimo, estar cursando o Ensino Médio.
Duração total
1.380 horas – 2 anos/Noite e 2 anos e 3 meses/Sábado

(Aulas de Segunda a Sexta das 19h às 21h e ou Sábados/ Manhã e Tarde)

Rua Godofredo da Cunha Medeiros, 201 – Jardim Califórnia – 58.700-257  Patos-PB